O CAMINHO DE CADA UM

Print Friendly, PDF & Email
Avalie o artigo

Quando subimos uma montanha, podemos ver lá embaixo vales, rios, caminhos variados….nossa vista vai ao longe…

A vida é cheia de caminhos, como a Terra.

Cada um de nós segue um caminho, o seu próprio caminho, de acordo com sua escolha pessoal, de acordo com sua preferência, consciente ou inconscientemente.

Cada caminho tem suas atrações, seus encantos, e também seus perigos.

Saber escolher bem um caminho é uma benção, mas ela não nos é dada de graça. Essa sabedoria da boa escolha é adquirida com tempo, aprendizado, e às vezes algum sofrimento.

Aqueles que já trilharam caminho semelhante ao nosso voltam para nos alertar dos perigos, para nos aconselhar nas nossas escolhas, tentando fazer com que soframos o menor dano possível ao trilhar o caminho escolhido por nós.

Ninguém pode trilhar o nosso caminho; ninguém pode caminhar por nós; e não podemos andar com as pernas dos outros.

Temos que escolher, e depois trilhar o caminho escolhido.

Por isso é muito importante escolher bem o nosso caminho.

É uma escolha que precisa ser bem pensada, bem maturada, pois ela pode nos levar ao caminho do sucesso ou do fracasso, em qualquer setor de nossas vidas.

Escolha feita, iniciamos a caminhada. Escolhemos o que estudar, onde trabalhar, traçamos metas, fazemos planos, descruzamos os braços, arregaçamos as mangas da camisa e mãos à obra.

Iniciamos o caminho. Sozinhos alguns, acompanhados outros. Solteiros ou casados.

Poucos de nós já possuem maturidade para escolher um caminho e trilhá-lo sem nenhum desvio de percurso.

Normalmente nos desviamos de nossa rota, um pouco para a esquerda ou para a direita. Paramos algumas vezes, incertos e inseguros quanto ao próximo passo e o rumo certo a seguir. Nem sempre temos uma bússula para nos auxiliar a retomar o caminho certo, que nos levará ao bom destino.

Pessoas iniciam seus caminhos sozinhas e depois de algum tempo de caminhada encontram outras pessoas. Amigos, irmãos, pais, filhos, esposas ou esposos.

Em nossa trajetória evolutiva na Terra, encarnados, escolhemos a todo momento um caminho a seguir, e nem sempre a primeira escolha é a melhor e a mais certa.

Muitas vezes fazemos péssimas escolhas, e, ao reconhecê-las, abandonamos o mau caminho e retomamos a caminhada em outra direção. O curso errado, o trabalho errado, o casamento errado.

Saber recuar, quando necessário, é sabedoria. Saber parar, para reavaliar nossa escolha de caminho, é algo para lá de maduro.

É necessário estar atento e aberto, sempre, para as mudanças e as retificações necessárias de rumo.

Errou? Pare, pense, reflita, e faça uma nova escolha de rumo, e siga em frente. Nunca é tarde demais para recomeçar nada na vida.

Pessoas entram na universidade pela primeira ou segunda vez aos quarenta, cinquenta anos ou até mais velhas.

Muitos mudam de profissão depois de muito tempo em uma atividade. Muita gente se separa e se casa novamente, até depois dos cinquenta anos, e encontram a felicidade com essa mudança de par.

Nunca é tarde para renovar a mente, para mudar de caminho, para transcender seus próprios medos, e encarar novos desafios.

Quem não arrisca, não petisca, diz o antigo ditado.

Se não nos arriscarmos a sermos criticados pelas mudanças internas, e externas também, ficaremos eternamente na mesma situação, no mesmo lugar, com os mesmos problemas, parados no tempo e no espaço.

Cada um segue um caminho, o seu próprio caminho, e terá que conviver com suas escolhas para sempre. Assim, pense bem antes de escolher qualquer coisa, antes de decidir o caminho que irá trilhar em qualquer setor de sua vida.

Desvios todos nós fazemos na nossa caminhada. É preciso estar atentos a esses desvios, para percebermos a tempo de voltarmos atrás um pouco, e retomarmos o rumo certo. Se caminharmos muito, fora de nosso bom caminho, teremos que voltar bem mais, para retomarmos o rumo correto, e isso implicará em maior desgaste físico, mental e espiritual.

Seu caminho não é igual ao meu, nem ao de qualquer outra pessoa. Sua escolha é pessoal, individual, e intransferível. E ela lhe acompanhará sempre.

A vida tem muitos caminhos. A evolução tem muitos caminhos.

Toda religião leva a Deus, se bem entendida e bem praticada, sem desvios e sem fanatismo.

Todo trabalho honesto leva ao crescimento da alma.

Todos nós fazemos sempre o “melhor que podemos”. Temos é que melhorar esse “melhor que podemos” fazer…sempre…para nos aperfeiçoarmos cada vez mais…

Há tropeços no caminho. Há buracos. Há lombadas. Há subidas e descidas. Mas aqueles que perseverarem no bom caminho chegarão com certeza a um bom termo, a um bom destino.

Um casamento é como um hally, em que um é o piloto e o outro é o navegador, que fica com o mapa e a bússula orientando o piloto acerca do caminho e do tempo de percurso.

Em um hally, muitas vezes os participantes, em dupla, se perdem, desviam do caminho escolhido, e precisam parar, se orientar melhor e retornar, refazendo o caminho correto, retomando a trilha verdadeira, para só assim chegarem ao destino traçado…a felicidade da dupla…a felicidade e a alegria do casal…

Em um casamento, um precisa do outro, como em um hally. Se um errar, os dois tomam o caminho errado.

Muitas vezes o carro capota no hally, e os dois têm que descer para desvirar o carro, para só depois colocá-lo novamente na trilha.

No casamento, há crises, capotamentos, brigas, desilusões, ciúmes, medos, mas, se há amor, amor de verdade, não apenas uma paixão passageira, a dupla sempre conseguirá chegar ao fim do caminho, pois quem ama perdoa sempre…quem ama quer sempre o bem e a felicidade do outro…e esse é o segredo do sucesso no casamento…

Façamos boas escolhas em nossas vidas, pois as consequências dessas escolhas vão nos acompanhar muitas vezes para o resto de nossas vidas.

Sigamos nossos caminhos com atenção, com coragem, com energia e vontade de acertar e de chegar até o fim…fim apenas de um caminho temporário…a vida é eterna…seguiremos ainda depois muitos e muitos outros caminhos…

Muita paz.
Salvador, 27 de janeiro de 2009.

Conheça nossa loja virtual: http://mestresanakhan.com.br/loja/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *